GRUPO DE TEATRO
COLETIVO DE AREIA
A G E N D A 2017
12/03/2016
WORKSHOP "O JOGO DAS TRANSFORMAÇÕES: A MÁSCARA NEUTRA E SEUS JOGOS FÍSICOS" // COM IPOJUCAN PEREIRA
Vestir uma máscara é transformar o corpo inteiro, é colocá-lo a serviço da assimilação das características do objeto. Dentro da sua linguagem específica, a máscara neutra tem processos de jogos, improvisações e dramaturgia que lhe são próprios. A sua dramatização sempre implica no aprimoramento da precisão, expressividade, clareza gestual e a prontidão em cena que potencializa a concentração do ator. Por meio de jogos e improvisos, o workshop proporcionará ao participante uma introdução ao universo da máscara neutra. Partindo da observação e conscientização do próprio instrumental corporal, o participante experimentará um caminho expressivo que combina a linguagem da forma (máscara) e do movimento (corpo).
16/04/2016
WORKSHOP "O FEMININO EM RUÍNAS" - EXPERIMENTOS DE TEATRO-DOCUMENTÁRIO // COM ALINE FERRAZ
Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura, Coletivo de Areia e Instituto Cultural Janela Aberta convidam para o workshop:
"O FEMININO EM RUÍNAS" - Experimentos cênicos de teatro-documentário, que integra o Projeto “Demolições” (Contemplado com o Proac 2015 – espetáculo inédito).
❐ Release do workshop:
Dentro do projeto “Demolições” proposições surgidas de documentos históricos e pessoais tem potencializado algumas de nossas escolhas estéticas. Nesse sentido nos parece pertinente ampliar essa experiência para a cidade de São Carlos, compartilhando com os demais artistas e interessados em teatro da cidade de São Carlos esse modo de trabalho e campo de pesquisa específico.
O workshop "O Feminino em Ruínas" será coordenado por Aline Ferraz, integrante da Cia Teatro Documentário e provocadora cênica do Coletivo de Areia no projeto em questão. No encontro serão utilizados procedimentos cênicos-documentais que investigarão o universo feminino contemporâneo a partir dos vínculos estabelecidos pelas mulheres em ambientes e funções variadas. A experiência prevê ainda a captura de discursos femininos em vídeo.
Data: 16/04/2016
Horário: 14h - 17h
Local: Centro Cultural da USP de São Carlos – Av. Dr. Carlos Botelho, 1485.
Público-alvo: Praticantes de teatro
Vagas: 20
Coordenadora: Aline Ferraz
❐ Currículo resumido:
ALINE FERRAZ - Mestre em Artes Cênicas pela ECA/USP (2012), possui graduação em Licenciatura em Artes Cênicas pela mesma instituição. Atualmente, ministra aulas de teatro no Colégio São Domingos. Foi professora substituta de Jogos Teatrais do Departamento de Artes Cênicas da ECA-USP e, assistente de direção do núcleo de teatro do Colégio Santa Cruz, ministrou aulas na Oficina de Atores Nilton Travesso e no curso de Pós Graduação da Escola Paulista de Direito. Foi docente no SENAC, na Universidade Bandeirantes, na FPA , professora e coordenadora de teatro da escola de TV e Teatro Incenna e Recriarte . Atriz e diretora teatral permanece vinculada a Cia. Teatro Documentário acompanhando a pesquisa e a produção do grupo desde sua fundação. Foi ainda integrante do iNERTE e da Cia Provisório Definitivo. Atuou em diversos espetáculos. E foi contemplada com a lei de fomento ao teatro do Espírito Santo, recebendo o Prêmio Myrian Muniz pelo espetáculo Descalça. Coordenou a publicação Uma escrita documental: Cia. Teatro Documentário em encontros e perdas nas casas e ruas da cidade de São Paulo. SP: Design Editora e Gráfica, 2014.
06/07/2016
WORKSHOP "PRINCÍPIOS DE ILUMINAÇÃO ALTERNATIVA PARA TEATRO // COM FRANCISCO PERES
Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura, Coletivo de Areia e Instituto Cultural Janela Aberta convidam para o workshop:
"PRINCÍPIOS DE ILUMINAÇÃO ALTERNATIVA PARA A CENA" - que integra o Projeto “Demolições” (Contemplado com o Proac 2015 – espetáculo inédito).
❐ Release do workshop:
No workshop serão analisados os diferentes espaços que a luz ocupa dentro da cena teatral, tais como: evidência, revelação, desenho, estética e ambientação. Tambem exploraremos alguns recursos comuns de fontes de luz "alternativas", indo do fogo ao led residencial, passando por princípios básicos de eletricidade e o seu emprego em atividades cênicas.
Data: 06/07/2016
Horário: 19:30h - 22h
Local: Centro Cultural da USP de São Carlos – Av. Dr. Carlos Botelho, 1485.
Público-alvo: Praticantes de teatro
Vagas: 20
❐ Solicitação: Pedimos aos selecionados que tragam alguma fonte de luz alternativa para experimentá-la durante o workshop.
Coordenador do Workshop: Francisco Peres
❐ Currículo resumido:
FRANCISCO PERES - Ator e diretor teatral, é bacharel em Direção pela Universidade de São Paulo e Mestre em Praticas Teatrais pela mesma instituição. Atuou como ator e performer em diversos grupos de São Paulo, como A Peste Cia de Teatro e Grupo Sensus. Atualmente cursa o Doutorado em Artes Plásticas na USP, na área de Poéticas Visuais. Trabalha desde 2009 no Teatro da USP, como Orientador de Arte Dramática, no campus de Bauru.
❐ INCRIÇÕES:
Inscrições até o dia 03/07/2016 pelo e-mail: coletivodeareia@gmail.com assunto: Workshop Iluminação Alternativa (enviar dados pessoais)
+ Confira os selecionados na página do facebookhttps://www.facebook.com/coletivodeareia: dia 04/07
REALIZAÇÃO: Governo do Estado de São Paulo - Proac, Secretaria de Cultura, Coletivo de Areia e Instituto Cultural Janela Aberta.
PARCERIA: Centro Cultural da USP São Carlos, Tusp - Teatro da USP, Grupo Coordenador de Atividades de Cultura e extensão da USP de São Carlos e Prefeitura do Campus USP de São Carlos.
APOIO: Rádio UFSCar.
Eventos passados
Março/Abril
Entre os dias 20 de março e 5 de abril de 2017, o dramaturgo Antonio Salvador, participará de debates, leituras e saraus literários, além de outros eventos no contexto da Printemps Littéraire Brésilien, na Europa.
No dia 20, a convite do Institut d'Études Politiques de Paris – Sciences PO Paris: Palestra a alunos de língua portuguesa sobre o tema “O País sem nenhum caráter – A cultura brasileira como ideologia”, com enfoque na questão de gênero, no papel da mulher na sociedade contemporânea. Debate a partir do texto “Experimento com bola de demolição sobre objetos de uso diário”.
No dia 21, debate de abertura da Primavera Literária, na Université Paris-Sorbonne, sobre o tema “Ler, ensinar e divulgar a literatura brasileira”, a partir do seu novo romance “Homem-Número”.
No dia 23, encontro com estudantes da Université Paris-Sorbonne, sobre o tema “O Brasil do presente”, abordando a literatura contemporânea no contexto social brasileiro.
No dia 25, debate “Em Cena!” com o dramaturgo Flávio Goldman sobre teatro brasileiro contemporâneo, no Salão do Livro. O ponto de partida será o texto “Experimento com bola de demolição sobre objetos de uso diário”.
No dia 27, em Bruxelas, palestra na Universidade Livre de Bruxelas. abordado o contexto geral da sua obra literária.
No dia 01 de abril, em Lisboa, debate com Márcia Tiburi sobre o tema “Para onde vai a cultura?”, no centro cultural Fábrica do Braço e Prata. Abordará o contexto geral dos rumos das políticas para a cultura no Brasil, segundo os estudos em Direitos Culturais que realiza na Humboldt-Universität zu Berlin.
Maio
Leitura encenada do texto “Experimento com bola de demolição sobre objetos de uso diário” com leitoras convidadas, na cidade de São Paulo.
Setembro
13 e 14/09 - Estreia nova versão da encenação “Demolições" no Teatro Municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão na cidade de São Carlos.