Fernando Cruz - Diretor convidado
Demolições – Nova Versão
Pós Graduando em Gestão Cultural - Cultura, Desenvolvimento e Mercado pelo SENAC - SP. É Bacharel em Direito pela UNIARA. É Diretor e Gestor Cultural do Preto no Branco, organização especializada em desenvolvimento de projetos e criações de espetáculos teatrais. É diretor teatral e roteirista da Escola de Ballet Expressão. Como diretor teatral, dirigiu os espetáculos "Isabela, a Astróloga de Araque" (2009 e 2010), "Ao revés do Papel" (2012 a 2016) e "A Sapateira Prodigiosa" (assistente de direção - 2014 a 2016) pelo Grupo Preto no Branco.
Como Gestor Cultural, administrou espaços culturais de 2010 a 2016. Em 2013, fez parte da equipe de produção dos encontros entre grupos de teatro do interior e litoral de São Paulo do Projeto Ademar Guerra, em diversas cidades do Estado.
Foi contemplado por editais públicos de fomento ao teatro nas esferas municipais e estaduais. Possui projetos de sua autoria aprovados pela Lei de Incentivo a Cultura (Lei Rouanet).
Atualmente, é o diretor convidado do Coletivo de Areia para o espetáculo "Demolições" e também Coordenador do Projeto José Saffioti Filho (montagem teatral) do Preto no Branco.
Aline Ferraz - Provocadora Cênica
Demolições – Nova Versão
Mestre em Artes Cênicas pela ECA/USP (2012), possui graduação em Licenciatura em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (2002) e graduação em Educação Artística pela Faculdade Mozarteum (1995). Atualmente, ministra aulas no SENAC e na Oficina de Atores Nilton Travesso. Ligada ao grupo de pesquisa e produção teatral Cia. Teatro Documentário, foi ainda integrante do iNERTE e da Cia Provisório Definitivo. Prestou serviços à Secretaria Municipal de Cultura/Educação/SP como orientadora artística, professora de iniciação teatral, mediadora teatral e parecerista. No ensino superior ministra aulas na Escola Paulista de Direito, tendo prestado serviços ainda para a Faculdade Paulista de Artes e para a Universidades Bandeirantes e na EPD. Atriz e diretora teatral, atuou em diversos espetáculos. Contemplada com a lei de fomento ao teatro do Espírito Santo recebeu o Prêmio Myrian Muniz. Foi servidora do Ministério da Cultura RRMinC/SP. Nos anos de 1990 esteve ligada ainda a instituições como Centro de Pesquisa Mario Schenberg, Casa das Rosas e Fundação Memorial da América Latina..
DIREÇÃO GERAL E ILUMINAÇÃO // Francisco Serpa - Diretor, iluminador e técnico de som e luz convidado.
Ator e diretor teatral, é bacharel em Direção pela Universidade de São Paulo e Mestre em Praticas Teatrais pela mesma instituição. Atuou como ator e performer em diversos grupos de São Paulo, como A Peste Cia de Teatro e Grupo Sensus. Atualmente cursa o Doutorado em Artes Plásticas na USP, na área de Poéticas Visuais. Trabalha desde 2009 no Teatro da USP, como Orientador de Arte Dramática, no campus de Bauru
COMPOSIÇÃO MUSICAL (TRILHA SONORA) // Edison Bicudo - Compositor Convidado.
Tem seguido carreira acadêmica como sociólogo/geógrafo formado pela Universidade de São Paulo e o King’s College de Londres. Paralelamente, tem desenvolvido trabalhos artísticos, sobretudo como pintor (www.edisonbiudo.net), mas também com algumas experiências no teatro e na música. No teatro, participou de uma oficina de formação de atores no TUSP, de uma oficina de reflexão e prática sobre teatro/música organizada pela Companhia do Latão, e também de um grupo independente que montou uma peça didática de Bertolt Brecht, apresentado-a no SESC Santana e SESC Vila Mariana. Como músico violonista, formou grupos de música instrumental, estando sempre responsável pelos arranjos.
PROVOCADORES CÊNICOS // Ipojucan Pereira - Provocador cênico (Performatividade).
Ator, diretor e professor de Expressão Corporal, Interpretação e História do Teatro. Bacharel em Interpretação Teatral, Doutor e Mestre em Teoria e Prática do Teatro pela ECA-USP (pesquisa sobre o Teatro Essencial de Denise Stoklos), tem uma experiência ligada ao Teatro Físico do contato com a dança contemporânea (nas técnicas de Martha Graham, Isadora Duncan e José Limon), com o Teatro Inglês Moderno, e com a Mímica Contemporânea, no trabalho junto ao diretor e mímico Eduardo Coutinho, Doutor licenciado pela USP em Mímica. Atuando no circuito teatral paulistano desde 1992, dirige nos últimos anos o Grupo Teatral Isla Madrasta, onde desenvolve um trabalho de pesquisa centrado no corpo do ator como centro de criação, combinado com linguagens físicas, tais como Teatro de Formas Animadas, Clown, Commédia Dell Arte, Mímica, etc.
COLETIVO DE AREIA
COLABORADORES
PROVOCADORES CÊNICOS // Otacílio Alacran - provocador cênico convidado.
Ator e Agente Cultural no Teatro da Universidade de São Paulo – TUSP, onde integra o Núcleo de Experiência e Apreciação Teatral do TUSP. Participou da Primeira turma do Curso Princípios Básicos de Teatro – CPBT – no Theatro José de Alencar, além do Colégio de Direção Teatral do Instituto Dragão do Mar de Arte e Cultura (CE). Produz, dirige e atua em vários espetáculos como: Fim de Festa, Quem Dará o Veredicto?, Navalha na Carne, Vulgares, Os Males do Tabaco e Strindberg, voz e violão.
PREPARADORA CORPORAL // Maju Martins - preparadora corporal e provocador cênico convidado.
Maria Julia Stella Martins é pesquisadora e performer. Atualmente realiza pesquisa de doutorado no Nomads.usp- Núcleo de Estudos de Habitares Interativos do Instituto de Arquitetura e Urbanismo na Universidade de São Paulo/Brasil (IAU-USP). Sua pesquisa investiga no campo das Artes Contemporâneas relações entre corpo, espacialidades e meios digitais, partindo do conceito cyborg busca apresentar e problematizar estas relações e questões que delas derivem, utilizando como metodologia central a improvisação em dança e o uso da linguagem audiovisual para leitura da relação entre corpo e cidade.
FOTOGRAFIA E VÍDEO (REGISTROS) // Daniele Adorna - artista visual convidada.
Estudante do 5º ano de Ciências Sociais na Universidade Federal de São Carlos, atualmente atua em pesquisa na área de Antropologia Visual sob as perspectivas das manifestações artísticas desenvolvidas no espaço urbano. Nestes espaços está envolvida com Projeções Visuais em que a arquitetura urbana se faz cenário de live performance. Desenvolve o projeto de Arte Contemporânea intitulado Duo SIORI, participou de pesquisa e atuação em Fotografia e Multimeios com Rogério Entringer e Cenografia e Direção de Arte com Silvia Gandolf. Atuou como Diretora de Arte no curta Modorra - projeto dos alunos da Imagem e Som da UFSCar - em 2015.